Esta é a quarta temporada de Cícero Júnior no comando do Esquadrão
Nascido e criado em São João del-Rei, o treinador Cícero Júnior, de 41 anos, vem sendo um dos grandes destaques do Campeonato Mineiro. Graduado em Educação Física, o treinador possui as Licenças B e C da CBF Academy e, neste ano, iniciou os estudos na Licença A.
Ainda no futebol, Cícero teve passagens, como jogador, pelo América (de Belo Horizonte), Venda Nova e Santa Tereza, além do próprio Athletic. Como treinador, passou por escolas de futebol na cidade de Lavras, pelo Figueirense e Social, ambos de São João del-Rei, além de uma passagem pelo futebol chinês, em 2016, e uma pelo Uberlândia, em 2020.
Até aqui, comandando o Athletic, Cícero Júnior vem sendo o “campeão do interior”. Em três partidas contra as equipes do interior do estado, foram três vitórias. Os revés aconteceram diante da tradicional dupla América e Cruzeiro. A equipe ocupa a terceira posição, atrás apenas do Atlético e do América, líder e vice-líder, respectivamente. O treinador do Esquadrão analisou as primeiras rodadas:
“A gente sabia que não seriam fáceis estes cinco primeiros duelos, como de fato não foram. São equipes extremamente qualificadas, com bons investimentos e que estão em busca de algo a mais. Trabalhamos muito para conseguirmos chegar até aqui em uma boa posição. Mais difícil que chegar, é se manter. E este é o nosso objetivo, sempre respeitando os adversários, afinal, no Campeonato Mineiro, temos 11 concorrentes de alto nível”, finalizou o treinador.
Cícero foi o treinador da equipe profissional do Esquadrão de Aço, que em 2018 retornou ao futebol profissional na disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. Na época, o Clube conquistou o vice-campeonato. Em 2019, Cícero foi o comandante na disputa do Módulo II, quando o Athletic terminou em sétimo lugar. Em 2020, o comando técnico da equipe iniciou com Gustavo Brancão. Com a pausa da pandemia, foi necessária a modificação e Cícero Júnior voltou a assumir o clube, conquistando o vice-campeonato da competição e, consequentemente, o inédito acesso à elite do Campeonato Mineiro.
“O Cícero é um profissional que é muito ligado ao Clube. Fez parte do nosso renascimento no futebol profissional, lá em 2018, sabe dos nossos objetivos desde àquela temporada e do nosso método de trabalho, sempre buscando o máximo de profissionalismo. Vem agregando demasiadamente com o seu conhecimento e hoje, ao lado de todos os envolvidos no Athletic, faz uma boa campanha no Campeonato Mineiro. Que possamos seguir trilhando este caminho, que achamos que é o correto”, disse o gerente de futebol do Esquadrão de Aço, Fábio Mineiro.
No total de partidas até aqui, Cícero Júnior comandou a equipe profissional do Esquadrão de Aço em 43 ocasiões, com 21 vitórias, 11 empates e 11 derrotas. “Para mim é motivo de orgulho defender o Clube da minha cidade, que eu tenho muito carinho. Não preciso esconder para ninguém que sou athleticano. Tenho certeza que dei a minha parcela de contribuição, mas eu busco muito mais com a camisa do Esquadrão”, revelou o treinador, que acumula dois acessos pelo Athletic.